sábado, 21 de janeiro de 2012

O histórico Belém: que futuro?


Este ano na Liga Orangina jogam clubes com passado recente na principal Liga, casos do Portimonense, Naval, Santa Clara, Moreirense e Desportivo das Aves, outros que alcançaram vitórias importantes sobre os grandes quando militavam no escalão superior, como o Trofense (2-0 ao Benfica em 2008/09) ou o Penafiel (1-0 –de novo- ao Benfica campeão com Trapattoni) ou o Leixões, que eliminou o Benfica de Quique Flores da Taça de Portugal. Depois há os históricos, como o Sporting da Covilhã, o Estoril e o Atlético. Por fim, há “o” histórico, o único clube da 2ª Liga que já foi campeão na 1ª, o clube que rivalizou com Benfica e Sporting durante épocas, o Belenenses.
Clube com jogadores históricos como Matateu, Alfredo Quaresma, Pietra, Félix Mourinho ou, mais recentemente, o super guarda-redes Marco Aurélio e Meyong, e treinadores como Marinho Peres, Mário Wilson, Fernando Riera, Cândido de Oliveira ou Jorge Jesus.
Equipa que levou o Belenenses ao único título de campeão da 1ª Liga.
No entanto, os azuis do Restelo têm vivido muitas aflições nesta última década, com descidas á 2ª Liga não confirmadas devido a casos extra-futebol, problemas com dirigentes e falta de verbas, que se tem vindo a reflectir no aumento exponencial do passivo ou na extinção de modalidades (o futsal já não pertence ao clube, é um “esquema” á parte). Muitas são as vozes que se fazem ouvir na tentativa de reanimar o clube do coma em que se encontra, mas pouco - ou nada – tem sido feito nesse sentido, com um constante vaivém de Presidentes e “dirigentes” (se é que se podem chamar assim...) que em nada favorece a estabilidade do clube, que lhe permitiria sonhar com voos mais altos.
O grande Matateu, o melhor jogador da história belenense.
O único dirigente nestes últimos tempos que deu esperança aos adeptos foi João Almeida, em tempos director da claque do clube e antigo Presidente, tendo-se demitido para ocupar a tempo inteiro lugar na Assembléia da Républica como membro do CDS-PP. Assim, os resultados estão á vista de todos: segunda época na Liga Orangina, penúltimo lugar no campeonato, a 12 pontos dos lugares de acesso ao escalão principal e uma equipa muito fraca. José Mota bem se esforça, mas a equipa é simplesmente... fraca, com Miguel Rosa e Abel Camará a serem a excepção á regra este ano.
Poucos têm sido os momentos de glória dos azuis lisboetas no passado recente, mas quem não se lembra da eliminatória para a Taça Uefa contra o Bayern de Munique na temporada 2007/08? Como seria de esperar, não conseguiram a passagem á eliminatória seguinte, mas batalharam contra o gigante alemão que tinha, entre outros, Luca Toni, Podolski, Klose, van Bommel, Ribery e Kahn.
Miguel Rosa...


... e Camará são as estrelas deste Belenenses.



















Hoje em dia, jogos na Uefa “só na Playstation”, mas espera-se que o grande lisboeta volte aos seus tempos áureos e lute de igual para igual como antigamente.
Porque a 1ª Liga fica muito mais completa se tiver o histórico do Restelo a nela militar.


O mítico Estádio do Restelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário